Orquídea bambu ou Arundina

Neste artigo vou falar especialmente da orquídea bambu uma linda orquídea que pode que cai bem em qualquer jardim.Trata se uma orquídea diferente das orquídeas que vemos por aí.

As mais famosas,Cattleyas ,Phalaenopsis e Dendróbiuns que são as mais comuns em termos.A orquídea Bambu é terrestre, ereta, semi-herbácea, rizomatosa, entouceirada e não ramificada. Seu aspecto nos faz lembrar de um bambu e tem como sua origem,Burma.

Características da Orquídea Bambu

Sua altura que é incrível é de 1m 20cm até 2m e 30cm de altura. Com folhas semelhantes as folhas das gramíneas.

Se você for cultivar essa orquídea ela até pode ser cultivada a meia sombra,porem floresce pouco,mas o ela gosta mesmo é de sol direto, de preferência que seja plantada na face norte.

São branco-lilases com o labelo roxo e surgem na primavera e no verão e fica maravilhosamente lindas em jardineiras mais altas.

Dicas para cultivar

Para que ela possa receber sol o tempo todo e não ficar toda torta a procura de sol. A Arundina fica linda em jardineiras altas. Ou no jardim formando renques ao longo de muros, muretas e paredes.

Também formando conjuntos isolados no meio do gramado com espaços amplos ,onde ela cria um efeito sensacional para aquele ambiente.

Orquídea Bambu

A Arundina gosta de solo fértil, rico em matéria orgânica, permeável e irrigado periodicamente,3 vezes por semana quando está quente e/ou seco,quando está frio e/ou úmido pode ser duas vezes.

Onde cultivar a Orquídea Bambu? Melhor região?

Se tem uma região que não é recomendado cultivar a Orquídea Bambu,essa região é a sul do Brasil e em qualquer lugar que o frio é muito intenso no inverno. Pois ela é intolerante a geadas.

Logicamente que por se adaptarem melhor a climas mais quentes o ideal é cultivar essas Orquídeas em regiões que possuem este tipo de clima.

Para adubar ,geralmente surgem muitas dúvidas.Uma especialista no assunto e que escreveu um excelente conteúdo sobre o assunto é a Nô Figueiredo.