Especies de orquídeas Brasileiras-Todas as regiões

Chegou a hora de falar somente de especies de orquídeas Brasileiras onde somos um país rico quando o assunto é a planta em questão.De todas as especies de orquídeas no mundo inteiro 10% são nativas do Brasil.

Isso faz do Brasil um dos países mais importante quando o assunto é orquídea onde temos plantas atrativas e bem valorizadas devido as inúmeras chances de cruzamento que acabam por atrair orquidófilos de outros países.

Levando em conta a exploração amazônica,e certo que o número de orquídeas no Brasil tende a crescer e muito,pois vez ou outra surgem novas especies são descoberta por pesquisadores.

Para se ter uma ideia da força do Brasil quando o assunto são orquídeas,só em um estado que é o de Roraima tem aproximadamente 400 especies,destacando se na região as Rupícolas e Terrestres.

Orquídeas Brasileiras por região

Uma forma que encontrei para falar de especies de orquídeas Brasileiras,foi mencionar algumas destas plantas com origem em suas respectivas regiões.

Orquídeas da Região Nordeste

Na região nordeste do Brasil,podemos destacar Cattleya labiata que considero uma das mais magníficas orquídea, não atoa é tratada como a rainha do Nordeste,mas sendo também destaque no mundo.

Como a Cattleya labiata é uma das mais conhecidas das pessoas podemos citar orquídeas como a Rodriguezia bahiensis que achei linda sendo mais uma de origem do Nordeste Brasileiro.

Orquídeas da Região Norte do Brasil

Na região norte o destaque vai para o estado de Roraima como já mencionei a cima que possui mais de 400 tipos de orquídeas.

Como no Nordeste existe sua rainha,o norte não poderia ficar sem a sua,pois la a premiada como a tal é a Cattleya eldorado Linden.

Como esta é uma região rica em especies de orquídeas,podemos citar mais algumas que são originárias desta região.

Dentre as orquídeas com origem na região norte do Brasil citamos a cochleanthes amazonica,brassia willissiana sem esquecer da Cattleya violacea que trata se de um dos destaques da região.

Orquídeas da Região Sul e Sudeste do Brasil

O Rio Grande do Sul é a origem da orquídea Promenaea,uma magnífica especie do tipo epífita.

Esta e uma região da origem de mais de 100 gêneros de orquídeas.Uma outra planta desta região é a Aspasia lunata Lindl.

No estado de São Paulo é uma região que possui uma atenção especial de orquidófilos do país e do mundo onde é possível encontrar diversas especies de orquídeas dentre elas a Cattleya intermedia uma das mais conhecidas.

Orquídeas da Região Centro-Oeste

A região conta com diversas especies de orquídeas, algumas sendo descobertas recentemente aumentando ainda mais sua coleção.

O estado de Goias nos presenteia orquídea Galeandra Chapadensis ,gênero que tem mais de 30 especies.Um destaque da região Centro-Oeste é a Oncidium cebolleta.

Orquídeas raras Brasileiras

Como a relação de orquídeas Brasileiras é gigante,vamos destacar algumas que são consideradas raras.

Uma que entra como rara e a Maxillaria Schunkeana que possui mais de 600 especies sendo a sua grande maioria epífita.

Trata se de uma planta encontrada em florestas do estado do Espirito Santo,também conhecida como orquídea negra devido a sua aparência.

Outra orquídea rara Brasileira e a Miltonia moreliana alba que assim como a Maxillaria Schunkeana e encontrada no Espirito Santo.

Uma grande virtude da Miltonia moreliana alba,e a duração das flores que duram mais de 30 dias.

Ainda no Espirito Santo a Cattleya schilleriana e uma especie de orquídea rara Brasileira que acredita se está extinta da natureza.

A Cattleya walkeriana ou ‘Feiticeira’ e uma orquídea considerada rara e vale uma nota como dizíamos há algum tempo.Foi encontrada no ano de 1960 no estado de Minas Gerais precisamente na cidade de Sete Lagoa em um afluente do Rio São Francisco. 

Vimos neste artigo tudo sobre especies de orquídeas Brasileiras.

Até o próximo artigo.

2 Comments on “Especies de orquídeas Brasileiras-Todas as regiões”

  1. Bom dia, artigo muito interessante sobre as orquídeas espécies. Mas no entanto não mencionou o estado que foi encontrada a Walkeriana Feiticeira. A saber foi em Minas Gerais precisamente na cidade de Sete Lagoas.
    Já que o assunto é orquídeas e suas regiões no Brasil, deveria ter mencionado Minas Gerais onde ela foi encontrada. Simplesmente falou que nunca mais foi vista na natureza.
    Atenciosamente :Rosângela Bastos

    1. Obrigado pelo feedback Rosângela,incluí o estado de Minas e a cidade de Sete Lagoas em complemento importante sobre a orquídea Walkeriana Feiticeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.