Variedades de orquídeas da Amazônia

Sabe que a Amazônia possui uma riqueza infinita de plantas de todos os tipos e aproveitando esta estatística iremos listar especificamente algumas das orquídeas da Amazônia.

A Amazônia corresponde mais da metade das florestas tropicais remanescentes em nosso planeta, compreendendo a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo.

Para se ter uma ideia o estado de Roraima se destaca como estado mais rico em quantidade de orquídeas reunindo cerca de 400 tipos de orquídeas.

O ambiente destinto com vários biomas diferentes como o serrado, lavrado, montanhas, igapó e também floresta favorecem o estado Roraima para a maior riqueza de variedades de orquídeas da Amazônia .

Existem no mundo uma enorme quantidade de tipos de orquídeas ,e como não poderia ser diferente a Amazônia e origem de várias especies.

Tipos de orquídeas da Amazônia

Veja abaixo algumas das lindas orquídeas desta região:

1- jenmanii Cattleya

Orquídea que destaca se pelo seu aroma agradável ,encontramos na fronteira do Brasil com a Venezuela em mata aberta com altitude de 1000 metros.

jenmanii Cattleya

2- Cattleya eldorado

Sua beleza e inconfundível ,floresce entre os meses de novembro e fevereiro em todo rio negro próximo a Manaus ,e tida como a rainha das orquídeas da Amazônia.

Cattleya eldorado

3- lawrenceana Cattleya

Orquídea procedente da serra da neblina no estado de Roraima se define como uma planta de espécie epífita trata se de uma linda orquídea geralmente de cor rosa.

cattleya lawrenceana

4- Cattleya Violácea

Trata se de mais uma especie de planta epífita que vegeta em matas de muito sol geralmente em altitudes de 200 a 1200 metros nos países ,Brasil,Venezuela,Equador,Peru,Colômbia,Guiana e Bolívia.

cattleya-violacea

 

5 Acacallis

No Brasil encontramos esta planta nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e em Roraima . De uma beleza esplêndida com seu colorido incomum onde suas flores duram por algumas semanas sendo consideradas duráveis.

Acacallis

6-Brassia

Mais uma das plantas de origem Amazônica, inclui se  cerca de 30 especies de crescimento simpodial.Como são plantas de origem tropical o calor e a umidade constantes são essenciais para sua sobrevivência.

Encontradas nas montanhas da America do sul e Central em altitudes inferiores a 1500 m sendo que no Brasil encontramos onze tipos desta planta.

Brassia verrucosa

 

7-Coryanthes

Tipo de orquídea composto por cerca de 40 espécies epífitas, sendo que 17 dessas registradas no Brasil conhecida popularmente como bolsa de pastor devido sua aparência.

Os Coryanthes são polinizados pelas abelhas masculinas dos gêneros Euglossa, Eulaema e Euplusia são os únicos pollenadores dos Coryanthes que são atraídos pelo pelo odor pesado da flor.

Coryanthes bonitas

8- Dichaea bragae

Orquídea da Amazônia, onde seu nome é uma homenagem orquidólogo Pedro Ivo Soares Braga (pesquisador do Inpa).Esta espécie foi encontrada em Manaus em florestas que possuem chuvas intensas e constantes.

foto jefferson valsko
Foto: Jefferson José Valsko/Inpa

9- Anathallis manausesis

Nome com homenagem a cidade de Manaus, e segundo Inpa, a Anathallis manausesis é considerada uma das menores orquídeas da Amazônia. A sua flor possui três milímetros de tamanho, as suas folhas têm aproximadamente um centímetro e o caule pode chegar até seis milímetros.

Anathallis manausesis
Foto: Jefferson José Valsko/Inpa

Quer aprender como cuidar de orquídeas profissionalmente de forma fácil? Acesse nosso manual passo a passo e confira:

 

 

Variedades de orquídeas da Amazônia
4.7 (93.33%) 3 votes
2 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *